Os aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares removíveis são usados em crianças, pois atuam sobre os ossos, músculos e outros elementos da face para se conseguir uma boa correção. Assim, eles costumam restabelecer uma função harmônica entre os dentes, músculos e ossos da face, conseguindo resultados extremamente satisfatórios em estética e função.
A orientação às mães e acompanhamento do bebê deve ser iniciada desde cedo, pois a correta posição da amamentação no peito, ou mesmo na mamadeira, estimula o correto desenvolvimento da mandíbula. Uma vez iniciada a alimentação pastosa, a escolha dos alimentos é fundamental para manter os dentes saudáveis. Tanto a consistência, como os tipos de alimentos, são importantes, pois influenciam diretamente na qualidade dos nutrientes adequados, e no desenvolvimento bucal. Os alimentos duros como maçã e cenoura crua estimulam o desenvolvimento dos maxilares e fazem bem para a saúde geral da criança, mas não substituem a escovação correta.
Os aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares ajudam na remoção de hábitos adquiridos pelas crianças, como roer unhas, chupar dedos e usar chupetas. Em alguns casos, esses hábitos provocam defeitos na boca, que devem ser corrigidos precocemente.
Pacientes alérgicos, com rinites e sinusites ou que tem amídalas grandes e/ou inflamadas, e adenóides grandes, geralmente não conseguem respirar naturalmente pelo nariz, e são obrigados a respirar pela boca. A falta de estímulo de respiração normal (nasal) acarreta inúmeros problemas na boca, como palato ogival (“céu da boca fundo”), e desalinhamento dos dentes. Os aparelhos ortodônticos removíveis ajudam a corrigir estes agravantes.